Haitianos que moram em Curitiba publicaram um vídeo no qual criticam reportagem de Luciano Huck exibida no dia 8 de junho, no intervalo da partida de futebol entre as seleções de futebol brasileira e haitiana. Na matéria, o apresentador do Caldeirão do Huck narrou situações de pobreza encontradas no país.
"Depois do que vi, acho que a humanidade não deu certo", disse ele, após a visita à capital, Porto Príncipe, especificamente no bairro de Cite Soleil. "Ao mostrar apenas imagens de pobreza, deixou os haitianos que moram no Brasil indignados e eles fizeram uma resposta ao apresentador", introduz um texto.
Alinx Daniel, Esdras Hector, Sony Sylveus, Marthatias Barthelus, Compérejerson e Apollon Mardochée questionam ponto abordados na reportagem e ressaltam qualidades do país. "Nesses últimos tempos, o Haiti voltou a ser um dos destinos preferidos do Caribe. Infelizmente, você acabou prejudicando a imagem do país, talvez sem querer. Para todos os haitianos, seja dentro ou fora do país, você acabou prejudicando nosso orgulho de ser humano", diz um deles - nenhum é identificado com nome.
Logo na abertura, eles agradecem o apoio do Brasil na missão de paz do país americano. "Sinceramente, agradecemos esse apoio pela concessão do visto humanitário aos irmãos haitianos que estavam e estão a procura de uma vida melhor aqui no Brasil. Esse apoio sempre vai ficar na nossa memória", assegura um dos imigrantes.
Eles aproveitam ainda para pedir ajuda para o país. "Os filhos do Haiti precisam sim de ajuda, um auxílio que pode ser durável, criando um trabalho, ao divulgar nossas belezas, as praias, os pontos turísticos do país. Isso pode ajudar nossos irmãos na reconstrução do país".
Assista ao vídeo: